Capa » Como Falar Bem » Como Falar Bem Usando Modulação e Pausa
Como Falar Bem Usando Modulação e Pausa

Como Falar Bem Usando Modulação e Pausa

Modulação e Pausa – Vamos nos referir a fala propriamente dita. A fala pode acontecer através de várias entonações (modulação e pausa), padrões diferenciados que vão produzir impacto e efeitos enquanto você estiver falando. Vamos falar inicialmente na questão da modulação. Eu modulo o tom da minha voz para produzir a minha fala e a …

Review Overview

User Rating: 4.95 ( 1 votes)
0

Modulação e Pausa – Vamos nos referir a fala propriamente dita. A fala pode acontecer através de várias entonações (modulação e pausa), padrões diferenciados que vão produzir impacto e efeitos enquanto você estiver falando.

Vamos falar inicialmente na questão da modulação. Eu modulo o tom da minha voz para produzir a minha fala e a cada final de frase eu tenho 3 possibilidades:

Finalizar com Ascendente: O frio pegou os paulistanos de surpresa. Quando eu faço isso com essa entonação ascendente, eu estou falando de algo alegre, festivo ou surpreendente como no exemplo dado.

Se eu estou falando de algo mais sério, de conteúdo mais triste, lamento ou coisa parecida é comum fazer a finalização de forma Descendente: O acidente matou 3 pessoas.

E para um padrão mais linear, sem usar variação, quando nos referimos a coisas mais objetivas, sem muito conteúdo atrelado ao emocional ou sem muita subjetividade –  Exemplo: O dólar vale hoje R$ 1,62 (faz tempo heim,  😛 )

Como estas entonações produzem impactos diferentes, elas devem oscilar de acordo com o conteúdo, portanto teremos variações na nossa fala que vai fazer com que o interlocutor se mantenha interessado naquilo que estamos dizendo.

Algumas pessoas tendem a ficar viciados em determinado padrão. Essa forma engessada e previsível passa a chamar mais a atenção do que o conteúdo que a pessoa esteja utilizando na sua comunicação.

O importante é que haja essa variação. Se você falar mantendo sempre o mesmo padrão, seu interlocutor se sentirá desconfortável em ouvir o seu conteúdo, você estará usando um padrão previsível e tudo que é previsível deixa de produzir interesse para o interlocutor.

Leia Também Use Expressão Facial e Fale Bem<<<<<<

Confira o Vídeo Explicativo com Passo a Passo da Leny Kyrillos – Como Falar Bem Usando Modulação e Pausa

Agora falando de pausa – a pausa na nossa fala é muito importante, além de ter uma conotação didática dá sentido a informação que está sendo passada. Quanto mais você julgar seu interlocutor necessitado de compreender algo, mais pausas você vai precisar usar, ou seja, quanto mais você identificar que ele tem facilidade para te entender, a tendência é utilizar menos pausas.

É importante dosar essas pausas para que você atinja de maneira eficiente seu interlocutor, separando blocos de significados para que ele consiga acompanhar seu raciocínio.  Não é interessante truncar uma informação, sem que ela tenha sozinha um significado. Exemplo: As pessoas (pausa) voltaram para casa – Esta pausa é inadequada, as pessoas não tem significado nenhum quando separadas de voltaram para casa.

Quem estiver ouvindo notará algo artificial na sua maneira de falar, na sua forma de se expressar. Se você usar pausas excessivamente, você pode passar para seu interlocutor que ele precisa de muito auxílio para te entender e desta forma ele pode se sentir desconfortável: Exemplo: As pessoas (pausavoltaram (pausa) para cara (pausa) e perceberam (pausa) que lá (pausa) não havia (pausa) ninguém.

Pausas excessivas pode levar sua informação a ficar monótoma, por outro lado, se você falar sem pausa nenhuma, você passará a impressão que você não está nenhum pouco interessado na compreensão de quem está recebendo o conteúdo.

Desta forma, a pausa é um elemento importante, que deve ser utilizado para marcar importância dentro do discurso. Toda vez que eu faço uma pausa, é como seu eu colocasse um holofote na informação que virá logo a seguir, portanto é um recurso que deve ser utilizado, mas nos locais corretos.

Você domina bem como usar a modulação e pausa na sua fala? Deixe Seu Comentário!

Você precisa de métodos para falar melhor em público? Clique na Imagem Abaixo e Conheça o Curso Como Falar em Público do Diego Menezes.


Falar em público é uma tarefa necessária para muitas pessoas que lidam de alguma forma com atendimento. Mesmo assim, alguns profissionais entram em pânico só de pensar em discursar diante de uma plateia, ainda que pequena. Se você tem tido dificuldades para pregar para um pequeno ou grande número de pessoas, esse curso poderá te ajudar e muito para que o evangelho seja pregado de forma ainda mais excelente. Então clique no link ao lado e comece hoje mesmo >>>>>Quero Aprender Como Falar em Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Como Falar Em Público e Superar Seus MedosQuero Assistir Agora