Capa » Como Pregar Bem » Como Fazer Uma Pregação Para Jovens e Adolescentes?
Como Fazer Uma Pregação Para Jovens e Adolescentes?

Como Fazer Uma Pregação Para Jovens e Adolescentes?

Um tópico importante a considerar em uma pregação para jovens é o que pregar. Como sempre, existem diferentes formas de abordar a escolha de um sermão (e sim, eu estou supondo que você vai usar a Bíblia quando você ensina!). Algumas pessoas escolhem um verso ou mais para pregar, e em seguida, estuda cada um deles para criar a …

Review Overview

User Rating: 3.06 ( 7 votes)
0

Um tópico importante a considerar em uma pregação para jovens é o que pregar. Como sempre, existem diferentes formas de abordar a escolha de um sermão (e sim, eu estou supondo que você vai usar a Bíblia quando você ensina!).

Algumas pessoas escolhem um verso ou mais para pregar, e em seguida, estuda cada um deles para criar a sua mensagem. Outras, preferem escolher um tema ou tópico primeiro, e depois estudar a Bíblia para encontrar versículos apropriados. Eu não estou denunciando qualquer método, ambos têm suas vantagens e possíveis efeitos.

pregação para jovens

O que é importante manter em mente ao escolher o assunto e seus versículos é: Quanto mais jovem é o seu público, mais problemas eles terão com pensamentos abstratos, por essa razão há uma necessidade abundante que mantenha sua mensagem concreta, tanto na mensagem, como os versículos usados para emitir a revelação da palavra.

Pregação Para Jovens e Adolescentes – Escolha um Tema Surpreendente 

Muitas vezes nós queremos escolher somente as partes que gostamos da bíblia, que podemos lidar, que são seguras e confortáveis, mas Deus não nos deu apenas algumas partes, Ele nos deu a Bíblia inteira, incluindo as partes que não entendemos, que precisamos de lutar, coisas que nos fazem confundir ou nos fazem ficar meio frustados por não entendermos.

Então em uma pregação para jovens há a necessidade de pregar não só o Novo Testamento, mas sim toda a bíblia. O que precisamos entender é que ninguém pode realmente entender Deus ou Sua mensagem sem ler toda a Sua Palavra.

Em uma pesquisa feita, adolescentes contestaram o fato de sempre receberem as mesmas mensagens, turbilhões de mensagens repetidas. Porque? Falta preparo e se conectar com a mente do Espírito de Deus. Não há ninguém melhor do que Ele para lhe mostrar novidades e mensagens que impactarão a mocidade da sua igreja ou lugares que você prega.

A rotina do dia a dia abala muitas áreas de nossas vidas, imagine ouvir as mesmas palavras sempre que vai na igreja. Isso se torna chato e muitos jovens e adolescentes darão desculpas para não ir ao culto da mocidade. Então… inove e pregue toda a bíblia.

Traduzir a Mensagem

Ao dar uma palestra ou pregação para jovens, esteja ciente de que eles não sabem o que você sabe e não podem raciocinar como você pode. Isso não significa que tudo deve ser simples, fácil como cortar um pão. Você pode pregar algo mais teológico por exemplo,  mas você deve traduzir sua mensagem de uma forma fácil para que entendam o que quer produzir neles. Resumindo, você pode pregar “manjar”, mas explique como se fosse “leite”.

Exemplo: Vamos dizer que você queira dar uma mensagem de David e Bate-Seba. Isso pode ficar um pouco pesado para adolescentes, em razão do material sexual. Mas você pode traduzi-lo em conceitos que eles possam entender. O que eles estão dispostos a fazer para conseguir algo que eles querem? Como um iPad, ou aqueles sapatos novos, ou … Até onde eles iriam se eles realmente quisessem algo? E como Deus se sente quando isso é mais importante do que o que Ele quer? Isso é algo que eles podem entender.

pregando para jovens e adolescentes pregação para jovens e adolescentes 1

Pregue Bem o Contexto

É importante lembrar que a atual geração de jovens e adolescentes sabem pouco sobre a Bíblia. É triste, mas é um fato de muitas igrejas. Não assuma que eles sabem o significado de conceito como redenção, perdão e graça. Tudo o que você ensinar, ensine bem o contexto.

Você pode fazer isso sutilmente, mas de forma eficaz. Veja como você pode introduzir Paulo, por exemplo, se caso você estiver usando uma de suas cartas:

Os versos que vamos estar lendo hoje foram escritos por Paulo. Ele era um judeu que em punho não tinha nada a ver com Jesus, ele mesmo matou seguidores de Jesus. Até que Deus abriu os seus olhos. Ele tornou-se um grande missionário que viveu no primeiro século depois que Jesus morreu e viajou por todo o que é agora a Turquia e a Grécia para contar a todos sobre Jesus. Ele escreveu estas cartas às igrejas que ele fundou e hoje vamos ler a um trecho de uma delas,  a igreja em Éfeso.

Isso é só uma ideia, mas desta forma simples, você estabelece uma configuração de tempo e atuação. É o suficiente para criar um pouco de fundamento para os jovens e adolescentes que nunca ouviram sobre alguma história da bíblia e no entanto não aborrecerá quem já conhece o conteúdo que você está apresentando, ou seja, os dois perfis ficarão satisfeitos. Você apresentou aí o manjar e o leite juntos, desta forma todos ficarão saciados da Palavra de Deus.

E Você, Já Apresentou alguma Pregação Para Jovens e Adolescentes? Conte-nos Sua Experiência!

 

 

 

superar medo em falar em público aprender a falar em público

Se Você Precisa Aprender ou Superar Seus Medos de Falar Em Público o Programa JTF Mentoring pode te ajudar.

Vença hoje a timidez, crie Autoconfiança e Se Destaque Como Profissional Independente da Área de Atuação.

O Programa JTF Mentoring pode causar a transformação que você tanto procura.

Veja Você Mesmo Clicando no Link ao Lado >>>>>>> PROGRAMA JTF MENTORING

 

2 comentários

  1. Tenho aprendido muito com o site…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
Como Falar Em Público e Superar Seus MedosQuero Assistir Agora